Especialistas ouvidos pelo ZAP Pro apontam principais pontos
que fazem com que residência seja mais rentável
Do Zap
Se o cliente planeja vender, comprar ou alugar um imóvel, o
corretor deve estar atento às principais características que fazem com que
aquela casa ou apartamento custe ou valha mais. “As pessoas vão atrás de
localização, estado do imóvel, vista livre, preço do condomínio, entre outros.
Ao final, o valor é uma junção de todos esses quesitos”, diz o consultor
Gabriel Negrão. O tamanho do imóvel também entra nessa conta. “Hoje em dia, os
apartamentos estão cada vez menores. Na comparação com o mesmo número de
cômodos, um com metragem maior vai sempre levar a melhor. Vale conversar com um
cliente interessado em um imóvel se ele prefere uma residência nova e menor ou
mais antiga e ampla”, diz a corretora de imóveis Regiane Barros.
Localização:
É o principal e mais importante fator da lista. Cada bairro
tem seu valor médio de metro quadrado, e a avaliação de apartamentos se baseia
por isso. Os bairros mais valorizados de cada cidade ganham o ‘status’ por
infraestrutura, áreas de lazer, proximidade com outros pontos principais e IDH,
o índice de desenvolvimento urbano, medida comparativa de riqueza,
alfabetização, educação, entre outros. E é claro: os apartamentos mais caros e
bem vistos da cidade estão nesses locais. Se o imóvel do cliente está
localizado neste “cinturão” de bairros importantes, vai valer mais
naturalmente.
Estado de conservação do imóvel:
Se é um imóvel que precisa de reforma, o valor, a grosso
modo, tem de ser calculado descontando quanto se gastaria com a reforma. Em um
apartamento avaliado em R$ 1 milhão, por exemplo, se um arquiteto calcular que
o gasto em obras é de R$ 200 mil, o imóvel seja vendido por R$ 800 mil – e o
corretor pode até ajudar nessa negociação. Apartamentos com armários e buffets
embutidos, seja nos quartos, banheiros e cozinha, são melhores vistos. Vale
convencer o cliente a fazer um “pente fino” no que está ruim e melhorar o
aspecto de alguns cômodos. Um reforma básica e rápida pode ser um bom negócio
antes de colocar o imóvel para alugar ou vender.
Planta:
A distribuição dos cômodos na planta e suas metragens contam
muito. O “mundo ideal” é que os quartos, por exemplo, sejam praticamente do
mesmo tamanho – e não um que só caiba uma cama e o outro o armário. Com a safra
de novos apartamentos muito pequenos, os antigos e com o mesmo número de
dormitórios saem na frente pela metragem maior. Vale conversar com um cliente
interessado em um imóvel se ele prefere uma residência nova e menor ou mais
antiga e ampla.
Vista e andar:
Imóveis em andares mais altos de um edifício são os mais
procurados, logo tendem a valer mais por questões de privacidade em relação a
outros apartamentos, e por sua vista. Além disso, uma outra unidade que tenha
janela para os fundos vale menos em relação a um com janela para a rua.
Preço do condomínio:
Imóveis com condomínio com valor muito alto tendem a vender
com menos facilidade. É que o cliente leva em consideração o custo da despesa
mensal e o quanto vai pesar em seu orçamento. Ele calcula ainda o quanto esse
valor pode chegar por causa dos reajustes em alguns anos. Em uma busca para o
cliente, deixe claro desde início o custo que ele terá com condomínio.
Estado de conservação do prédio:
Não é só o apartamento que deve estar em ordem. Todo o condomínio
deve estar em dia com manutenção de pintura e revestimentos, jardinagem, estado
da área de lazer, entre outros. O condomínio e sua aparência são o cartão de
visitas para o imóvel. E isso pode atrair mais ou menos interessados.
Garagem:
Descoberta ou não, a área reservada aos veículos do morador
sempre pesa no valor final do imóvel. Dependendo do bairro, uma vaga de garagem
pode incrementar em até R$ 200 mil no preço final do apartamento. A comodidade
também tem seu valor. Dessa forma, numa busca para um cliente, por exemplo, é
bom saber suas necessidades – e descartar imóveis com vagas, caso ele não tenha
carro.
Segurança:
Apartamentos em condomínios com vigilância na rua e na área
do prédio, câmeras em elevadores e outras áreas comuns, portaria 24 horas e
portões elétricos costumam a valer mais justamente pela oferta desses serviços,
que rementem à segurança e integridade dos moradores.
Área de lazer:
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